“O Céu é meu teto, a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião".
(Lema cigano)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

AS CARTAS PARA OS CIGANOS




"As Cartas não Mentem Jamais...”.

...Quando manipuladas pelas mãos de uma cigana experiente, intuitiva e consciente de suas responsabilidades diante de um oráculo tão poderoso!
As Cartas Ciganas são um instrumento de orientação usado pelo povo cigano, respeitado por todas as gerações e seu ensinamento é transmitido oralmente, de mãe para filha.
Aos 7 anos de idade, a cigana é preparada com um ritual específico e sigiloso, no qual se utilizam velas coloridas, aromas, flores, vinhos e alguns outros elementos da natureza.
Talismãs também são confeccionados dependendo da energia da ciganinha aprendiz. Quando a cigana nasce, é preciso descobrir qual o elemento da natureza que a requisita. Se é, a água, a terra, o fogo ou o ar. A ciganinha recebe então, seu primeiro baralho, seu “diklô” (lenço) de jogo, sua taça de cristal, seu punhal e suas moedas de ouro.
Inicia-se assim seu destino lendo a “buena-dicha” (boa sorte), primeiro para a “kumpania” cigana, principalmente nas grandes decisões, para que assim ela possa sentir segurança em seu dom, e quando completa 13 anos recebe permissão para ler a sorte para os “gadjós”.Aos 14 anos, é feito o ritual de firmeza...E a confirmação aos 21.
A ciganinha aprende que a regra básica para ler as cartas com êxito é examinar, antes de qualquer coisa, o conjunto de cartas e que uma boa cartomante nunca deve se precipitar nas adivinhações, nem se deixar influenciar por uma só carta. Aprende também, que o importante é fazer uma relação entre o conjunto de todas elas. Ler a sorte nas cartas é uma arte!
Quando a cigana se casa, além do dever de ser uma ótima dona de casa, esposa e mãe, ela necessariamente deve ser uma excelente cartomante. É uma das qualidades para ser uma boa “Bori” (nora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário